A Petrobras está usando a Inteligência Artificial (IA) da Microsoft para ampliar a segurança de trabalhadores que atuam em suas operações offshore. A inovação vai ajudar a Petrobras a analisar imagens de tarefas de campo com foco em segurança, meio ambiente e saúde, detectando desvios e incidentes, como uso incorreto de Equipamento de Proteção Individual (EPI), posicionamento inseguro com relação à carga, obstrução de rotas de fuga e acesso a ambientes restritos.

“Como a segurança das pessoas é uma questão importante para nós, pensamos em como podemos utilizar novas tecnologias para diminuir o risco de acidentes nas operações offshore”, afirma o Diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolás Simone. “Por meio da inovação, propiciamos um ambiente industrial mais seguro, com menor número de acidentes e, consequentemente, garantia de continuidade operacional e maior produtividade”, completa.

As imagens que representam indicações de risco ou de situações normais são apresentadas ao sistema de Inteligência Artificial da Microsoft, que “aprende” a reconhecê-las e distingui-las. “O sistema está treinado, por meio de algoritmos, a identificar automaticamente riscos de segurança operacional nas imagens gravadas por câmeras de alta resolução”, explica consultor Hardy Pereira Pinto, do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), e um dos criadores da solução.

Para isso, é necessária uma grande quantidade de imagens armazenadas, com uma variedade de situações em horários distintos (dia e noite), iluminação e pessoas diferentes. Percebida a ameaça, o sistema alerta sobre o risco de forma imediata, de forma mais ágil e eficaz. “Em seguida, espera-se uma ação proativa para mitigação desses riscos e consequente redução do número de incidentes e acidentes. A tecnologia não dorme, atuando 24 horas por dia, sete dias por semana”, brinca o pesquisador.

A solução de IA da Microsoft em uso pela Petrobras está ligada à área de visão computacional, quando softwares aprendem a interpretar imagens. Dessa forma, a análise das imagens permite a geração de informações e dados estatísticos que podem auxiliar no direcionamento de treinamentos de acordo com as variáveis mais frequentes (horários e locais de maior ameaça, por exemplo), reduzindo, assim, o tempo de exposição do trabalhador a riscos.

Em setembro, foi finalizada a primeira fase da implantação da solução de IA conduzida pela Petrobras em parceria com a Microsoft , com a ativação do sistema no navio-sonda NS-38. Atualmente, a solução está gerando alertas de risco ao identificar acesso às zonas restritas e uso inadequado de equipamentos de segurança, beneficiando cerca de 180 trabalhadores embarcados e um total de 300 pessoas, quando somadas as pessoas que circulam no local.

“A utilização da tecnologia da Microsoft pela Petrobras é um exemplo de como soluções com inteligência artificial podem impactar positivamente não só o negócio, como também zelar pelo bem-estar dos colaboradores. Nossa atuação é de forma a ampliar esses casos de uso, também, para outras indústrias”, comenta  Luiz Pires, diretor do Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL) da Microsoft Brasil.

Ainda em fase de coleta de imagens para treinar a inteligência artificial, a identificação e geração de alertas sobre  posicionamentos seguros de cargas será adicionada nas próximas fases do projeto. Além disso, a ideia é expandir a tecnologia para outros navios sonda e operações offshore. “O escopo inicial era restrito a ambientes em sondas marítimas, mas, com o objetivo de aumentar a abrangência, o projeto incorporou a monitoração de uma oficina em Macaé, no Rio de Janeiro, e de embarcações de apoio. Para o futuro, queremos aumentar a abrangência para qualquer unidade operacional da Petrobras com riscos ocupacionais que exijam monitoração, como plataformas, plantas do refino e ambientes de construção e montagem”, finaliza Hardy.

Sobre a Petrobras

A Petrobras é uma empresa integrada de energia com foco em óleo e gás, reconhecida como líder de exploração e produção em águas profundas e ultraprofundas, operando, principalmente, no Brasil. A companhia tem como valores o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente; ética e transparência; orientação ao mercado; superação e confiança; e gestão por resultados.

Sobre a Microsoft

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 30 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Desde 2003, a empresa investiu mais de R$ 451 milhões levando tecnologia gratuitamente para 5.757 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7 mil startups no Brasil, com investimento superior a US$ 202 milhões em créditos em nuvem.

(Fonte: Sala de Imprensa / Petrobras – https://www.agenciapetrobras.com.br/Materia/ExibirMateria?p_materia=981413 )

Crédito da Foto: Agência Petrobras